Artigos – Literacia Digital – …gestalt…art…flow…

 
1. Referência: HACK, Josias Ricardo. Literacies, skills and competences development by digital stories. Artefactum. Rio de Janeiro: RAFROM, v. 15, n. 2, 2017 p. 01-13. (ISSN 1984-3852).
Resumo: The article revises texts in English and in Portuguese about the production of digital stories for the educational context. The objective is to reflect upon the necessary characteristics for the development of experiences with audio-visual stories. The methodology used in this study is based on a bibliographical research. The results of the study indicate that the capacity to build coherent audio-visual narratives, as well as the ability to edit images and sounds, are demanded of the people involved in the educational context due to the insertion of multiple digital technologies in the daily life. Thus, it is argued that the experience with the production of digital stories in the classroom or outside the classroom may enhance the digital literacy of the students.
Clique aqui para acessar o artigo.

2. Referência: HACK, Josias Ricardo; MUNZLINGER, André; ALBUQUERQUE, Daniela Aparecida de. A utilização do software Redmine como plataforma no ambiente virtual de ensino aprendizagem: um estudo de caso no Instituto Federal Catarinense. Tecnologias na Educação. v. 7, n. 12, jul., 2015 p. 01-12. (ISSN 1984-4751).
Resumo: Esta pesquisa constitui-se num estudo de caso que possui o objetivo primordial de realizar um teste de usabilidade e avaliar as habilidades do software Redmine como interlocutor no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVEA). Para testar os conceitos necessários e a aplicação na possibilidade de torna-lo aplicável ao AVEA, os estudantes matriculados no curso técnico em Administração, ofertado na modalidade presencial através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, no Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul foram convidados a participarem da presente investigação. Durante um semestre letivo, os alunos foram motivados a acessar o sistema, onde receberam os materiais da disciplina de Gestão de Marketing, bem como participaram de chats, solucionaram as dúvidas e postaram recados, através da plataforma do Redmine. A técnica empreendida para verificação da pesquisa e no levantamento de dados foi um questionário de múltipla escolha, sendo a última questão aberta. O estudo foi realizado entre os 28 estudantes matriculados, que testaram o software. A pesquisa demonstrou, após a análise dos questionários, que o mesmo corresponde aos padrões esperados para um software destinado ao ambiente virtual, mas deixa lacunas quando avaliado pelos usuários no sentido de facilitar a comunicação entre professor/aluno e aluno/professor.
Clique aqui para acessar o artigo.
 
3. Referência: HACK, Josias Ricardo; GUEDES, Olga. Digital Storytelling, educação superior e literacia digital. Roteiro. Joaçaba: UNOESC, v. 38, n. 1, jan./jun., 2013 p. 07-29. (ISSN 0104-4311).
Resumo: O texto revisa e dialoga com autores de artigos e livros em língua inglesa e língua portuguesa sobre fundamentos técnicos da produção audiovisual, como o Digital Storytelling, a ser utilizada na educação superior e produzida pelos próprios interlocutores do processo de aprendizagem. O intuito é refletir sobre algumas características necessárias para se desenvolver uma experiência contextualizada com curtas histórias audiovisuais pessoais na aprendizagem de adultos. A metodologia de investigação é pautada em pesquisa bibliográfica nas bases de dados da Nottingham Trent University (Inglaterra) e da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Os resultados do estudo apontam que certas habilidades, como por exemplo, a capacidade de construir uma narrativa, editar imagem, vídeo e som são requeridas dos envolvidos em educação superior devido à inserção de múltiplas tecnologias digitais no cotidiano. Sendo assim, a experiência prática de produção audiovisual educativa pode trazer a possibilidade de literacia digital pela realização de peças audiovisuais no processo de aprendizagem colaborativa de adultos.
Clique aqui para acessar o artigo.
 
4. Referência: HACK, Josias Ricardo. Contar histórias com múltiplas tecnologías no contexto educacional. In: Anais da II International Conference Cinema – Art, Technology, Communication. Avanca (Portugal): AVANCA/CINEMA, 2011, p. 950-956. (ISBN 978-989-96858-1-9).
Resumo: Contar histórias em formato digital é uma tarefa disponível a um público cada vez maior, devido à popularização de câmeras digitais, computadores e celulares, dentre outras ferramentas que permitem a gravação de áudio e vídeo. Além disso, devido aos softwares de edição de vídeo e som gratuitos, até mesmo quem não possui grande conhecimento técnico pode editar sua própria história digital. Então, pretende-se refletir sobre referenciais teóricos e fundamentos técnicos para incrementar a comunicação educativa pela utilização de estratégias de aprendizagem colaborativa com produtos audiovisuais. As análises partem da Ciência da Comunicação, com um viés qualitativo do objeto de estudo, mas também busca referenciais em outros campos do estudo acadêmico, como a Linguística, as Artes e a Educação. Em suma, entende-se que o presente artigo servirá para estimular a reflexão entre os especialistas sobre as características específicas para o uso potencializado de produtos audiovisuais em contextos educativos presenciais e a distância.
Clique aqui para acessar o artigo.
 
5. Referência: HACK, Josias Ricardo; NEGRI, Fernanda. Escola e tecnologia: a capacitação docente como referencial para a mudança. Revista Ciências & Cognição. Rio de Janeiro: UFRJ. Vol 15(1), mar. 2010, p. 89-99. (ISSN 1806-5821).
Resumo: O referencial teórico do artigo parte da vertente educacional, com uma análise qualitativa do objeto e propõe uma reflexão sobre o uso de mídias nas escolas públicas de ensino fundamental e médio. A princípio, faz-se uma breve descrição do termo tecnologia de informação e comunicação, bem como se aborda algumas mudanças que estão ocorrendo no processo comunicacional docente devido à introdução de mídia no processo de ensino e aprendizagem. Na sequência, são apresentados os resultados obtidos em uma pesquisa realizada com os professores das escolas públicas dos municípios catarinenses de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna. Como resultado da análise feita, propõe-se uma capacitação que leva em consideração a importância de se adaptar as estratégias às peculiaridades humanas, estruturais e culturais das cidades objeto do estudo. O intuito da capacitação é proporcionar aos professores um espaço para, com qualidade: a) refletir de forma crítica sobre o uso de mídias em sala de aula; b) desenvolver habilidades instrumentais para a otimização do uso das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação. Por fim, nas considerações finais são resumidos os principais resultados a pesquisa.
Clique aqui para acessar o artigo.
 
6. Referência: HACK, Josias Ricardo. O uso contextualizado de mídias e multimídias em sala de aula: aportes para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio. In: Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (compact disc). Santos: INTERCOM, NP-ED – Comunicação Educativa, 2007, 12p. (ISBN 978-85-88537-26-2).
Resumo: O referencial teórico do artigo parte das vertentes comunicacional e educacional com uma análise qualitativa do objeto. Em um primeiro momento faz-se uma breve abordagem de algumas mudanças que estão ocorrendo no processo comunicacional docente devido à introdução de mídias e multimídias no processo de ensino e aprendizagem. Na seqüência, encontram-se os resultados obtidos em uma pesquisa realizada com os professores das escolas públicas de três municípios catarinenses. Como resultado da análise feita, propõe-se uma capacitação que leva em consideração a importância de se adaptar as estratégias às peculiaridades humanas, estruturais e culturais das cidades objeto do estudo. Por fim, nas considerações finais são resumidos os principais resultados da pesquisa e apresentadas as últimas sugestões do artigo.
Clique aqui para acessar o artigo.
 
7. Referência: HACK, Josias Ricardo. Conhecimento midiatizado no ensino superior: uma proposta de ação. In: Anais Eletrônicos do XXII Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED: Florianópolis, 2005, 10p.
Resumo: O presente artigo propõe uma capacitação de docentes do ensino superior para a midiatização do conhecimento. Para alcançar este objetivo, parte-se de uma análise teórica introdutória baseada nas ciências da Comunicação e da Educação, mas interconectada com outras tessituras do conhecimento acadêmico. Na seqüência, é descrita uma proposta de capacitação continuada de docentes do ensino superior em EAD – Educação a Distância. Na proposição se apresentam algumas sugestões de ementas e conteúdos, bem como um formato de organização da atividade. Os eixos norteadores do texto são: a) a análise do papel do docente na midiatização do conhecimento; b) a importância da capacitação continuada em EAD como instrumento otimizador do processo comunicacional no ensino superior a distância.
Clique aqui para acessar o artigo.
 
8. Referência: HACK, Josias Ricardo. Comunicação educativa no ensino superior a distância: alguns pressupostos teóricos para a midiatização do conhecimento. In: Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (compact disc). Rio de Janeiro: INTERCOM/UERJ, NP 11 – Comunicação Educativa, 2005, 11p.
Resumo: Este artigo trata sobre o processo comunicacional docente para a mediação multimidiática do conhecimento. O objetivo é analisar a temática por referenciais teóricos das ciências da Comunicação e Educação, interconectados com outras tessituras do conhecimento. A originalidade do trabalho fundamenta-se no reconhecimento de que o processo comunicacional docente que utiliza estratégias de Educação a Distância no ensino superior, em um ambiente onde o conhecimento é mediado de forma multimidiática, é diferente daquele que acontece na aula presencial.
Clique aqui para acessar o artigo.